Empresas Startups: o que é e como começar a sua!

empresas startups

empresas startups

Se você encontrou no mundo empreendedor um caminho possível para o seu futuro, mas não sabe por onde iniciar sua aventura no universo das empresas startups, nós vamos te ajudar! Esse artigo tem a intenção de sanar a maioria das dúvidas que você pode ter antes de dar o primeiro passo.

Empresas Startups: tendência e oportunidade

Tenho certeza que se você chegou até aqui é porque tem um diferencial: você é criativo e possivelmente tem projetos para melhorar o mundo. Isso que diferencia o empreendedor das outras pessoas: o brilho no olhar.

Tirar uma ideia de negócio do papel exige coragem, porém também traz grandes oportunidades de realização e reconhecimento. Não se prenda muito a desenhar o modelo perfeito e sim procure se informar sempre e agir da melhor forma. A jornada empreendedora se faz principalmente durante o caminho.

Separamos abaixo alguns pontos que ainda podem gerar dúvidas para te ajudar a começar. Confira!

O que são empresas startups?

Essa definição já foi muito discutida e ainda não é totalmente clara para algumas pessoas. Durante um tempo, acreditava-se que o termo startup significava dizer sobre uma empresa em início de funcionamento.

Posteriormente, que dizia respeito a “empresas da internet”, geralmente no ramo de tecnologia, que possuem baixos custos e são altamente escaláveis. Atualmente, o que se aceita melhor é a definição relativa ao enorme grau de incerteza do ramo.

Isto é, empresas startups são um empreendimento em que um determinado grupo de pessoas está realizando, à procura de um modelo com grande possibilidade de lucro, que seja renovável e que traga inovação.

Desta forma, é imprescindível que, ao estar à frente de empresas startups, o realizador não tenha medo do desconhecido. Pelo contrário, entenda que quanto mais longe você conseguir extrapolar em ideias e ao mesmo tempo saber colocá-las em prática, maiores serão as chances de impacto do seu negócio e consequentemente de ganhos.

É importante ressaltar que, depois de atingido determinado patamar, a empresa deve atualizar a sua estrutura para que não morra de forma prematura e consiga continuar lucrando e inovando.

Quais são suas características principais?

Ao contrário do que acontecia no mercado tradicional, que quando um empresário tinha uma grande ideia ele investia tempo e dinheiro na elaboração de um plano de negócios, atualmente o que acontece é a criação de um modelo. Qual a diferença?

O modelo propõe que um objetivo deve ser testado o quanto antes. Isto é, já que o erro é inerente à atividade empreendedora, o mais vantajoso é colocá-lo à prova do mercado prontamente para que se descubra o melhor caminho, com menor gastos de recursos como tempo, expectativas, dinheiro etc.

Esse conceito surgiu a partir do autor e empreendedor norte-americano Eric Ries, com o nome de Startup Enxuta (Lean Startup). A proposta que ele traz no livro é a criação de um MVP (minimum viable product) que será posto à venda com o intuito de ser validado e aprimorado.

Por isso é chamado de “modelo” pois remete à modelagem, o que na prática que dizer que, ao testar as possibilidades o negócio vai criando sua melhor forma.

O MVP nada mais é do que um produto rudimentar da sua ideia, que mesmo que não possua todas as funcionalidade que poderia, consegue centralizar o intuito principal.

Como citamos, além dessa característica, uma startup deve ser inovadora, possuir a capacidade de entregar novamente o mesmo valor (ser escalável) e gerar lucro (ser rentável). Não necessariamente ela precisa ser uma empresa nascida no meio digital, mas é o mais comum de achar devido aos baixos custos envolvidos nesse processo.

Como funciona esse mercado no Brasil?

O termo “startup” só começou a ser mais popular em nosso país em 2011. Desde então, vários projetos ganharam notoriedade e têm crescido exponencialmente, mesmo no período de crise política e econômica em que estamos passando.

A recessão contribuiu para a mudança de um perfil do empreendedor de oportunidade para o de necessidade, isto é, a maioria das pessoas investem em negócios próprios por falta de opção de emprego e não por buscar oportunidades inovadoras.

Segunda a última pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor) divulgada pelo SEBRAE, entre 2005 e 2015, a taxa geral de empreendedores subiu de 21% para 39% — quase o dobro. Fato esse que reflete a consolidação desse mercado como opção ao emprego formal, além de contribuir fortemente para o reaquecimento da atividade econômica no Brasil.

Os setores que mais recebem investimentos de capital, são o de serviços seguido por comércio, indústria e agronegócios.

Mas dentre as principais cidades brasileiras com pólos fortes nesse segmento, estão São Paulo (a 13º do mundo), Belo Horizonte e Rio de Janeiro.

A capital mineira, inclusive, tem se tornado conhecida pelo San Pedro Valley, uma comunidade com mais de 300 empresas startups que se uniram com o intuito de formar um ecossistema forte que possa criar oportunidades e troca de experiências — assim como acontece no Vale do Silício, na Califórnia.

Você conhece essas empresas de sucesso?

Uma das boas formas de iniciar sua jornada é a partir do estudo de caso de empreendimentos que se tornaram um sucesso, isto é, os cases. Certamente você, como usuário, já ouvir falar de algum desses nomes e até utilizou seus respectivos serviços, e nem imaginou que eles começaram como uma startup.

Confira alguns exemplos que podem te inspirar:

Uber: a empresa foi fundada em março de 2009 nos Estados Unidos e trouxe a ideia de que, a partir de um aplicativo, qualquer um que precise se deslocar nas cidades de forma segura e prática pode solicitar o serviço em instantes. Toda a polêmica que temos acompanhado relacionada ao app reflete o tamanho do impacto gerado por sua inovação. Esse modelo de negócio tem deixado em crise a maneira como pensamos o transporte público hoje;

Facebook: o modelo criado por Mark Zuckerberg, hoje um dos principais mentores da área, possui mais de 2 milhões de usuários em todo o mundo. Sua grande inovação aconteceu em nossa forma de nos relacionar e se informar, que foi muito impactada. O projeto surgiu nos corredores da Universidade de Harvard, a partir de uma ideia que alguns estudantes tiveram de criar um sistema que unisse os estudantes da instituição;

Google: a companhia se destacou, à princípio, como o maior buscador online da internet. Sua missão inicial ficou conhecida com o slogan “don’t be evil” (não seja mau), pois tinha como objetivo organizar toda a informação mundial de forma inteligente e útil. Atualmente, ela é uma empresa mundial e possui mais de 1 milhão de servidores. Com o tempo, o buscador foi se tornando apenas um de seus produtos, que hoje inclui também o navegador “google chrome”, a rede social “google+”, o servidor de emails gratuitos “gmail” etc.

Como abrir a sua startup sem ter muito capital?

Essa é uma preocupação que certamente atinge a maioria dos empreendedores de primeira viagem. Mas, a verdade é que, abrir uma startup não tem muito a ver com o dinheiro inicial, mas sim em executar ideias de maneira acertada. Mais valioso do que possuir uma ideia brilhante, inclusive. Portanto, corra atrás de ferramentas e informações com foco na realização.

Aliás, essa é um dos grandes baratos de empreender: Saber transformar algo que antes não tinha nenhum valor de mercado em dinheiro. E para isso, não necessariamente você precisa fazer grandes investimentos financeiros, mas antes de tudo, contatos, troca de experiências, permutas etc.

Além do mais, é sempre mais vantajoso seguir construindo sozinho o valor do seu negócio, o tempo máximo que conseguir, do que possuir investidores logo no início.

Se a sua ideia for realmente rentável e você estiver no início do desenvolvimento, o preço que você vai receber posteriormente por ter vendido sua ideia para outros aplicarem, será bem menor do que ela realmente valerá no mercado.

Quais dicas são indispensáveis para o sucesso?

Como citamos, a primeira grande dica é ter foco na execução. Mas para isso, você deve encontrar antes um nicho de mercado que você possa se apaixonar e não porque os outros estão apostando. Lembre-se: empreender é caminhar por vias desconhecidas e inovadoras. Quanto mais coragem você tiver de fazer o diferente, mais chances de colher grandes frutos.

Outro ponto importante é sobre o momento de planejamento. Tente delinear alguns caminhos, mas não se prenda demais em realizar apenas o que estava previsto.

O plano de negócios existe como um guia, para dar um direcionamento, não uma certeza. Com o tempo, você vai perceber, por exemplo, que seu produto final é bem diferente de como você imaginou que seria na primeira vez.

Esses foram alguns dos tópicos que podem ter passado pela sua mente antes de abrir uma startup.

Procure buscar o máximo de conhecimento sobre a área que deseja atuar, se especialize, procure outros empreendedores no setor, troque experiências e não deixe nunca de ter foco nas pessoas. Agindo assim, as chances de você descobrir qual o melhor caminho serão grandes! Boa sorte!

 

Fonte: Saia do Lugar

Veja como o atendimento através de “Chatbots” pode ajudar sua empresa, clicando AQUI.

Deixe seu comentário, dúvida ou sugestão:

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante

Nós queremos que você tenha a melhor experiência possível em nosso site!
Por isso, utilizamos cookies, para melhorar o desempenho e aprimorar sua navegação.
Para mais informações, acesse nossa política de privacidade e política de cookies.

Começar Conversa
Fale conosco pelo WhatsApp!
Olá 👋
Podemos te ajudar?