3 dicas para vender mais utilizando as redes sociais

O mundo mudou. Fato. Então é inteligente considerar que a forma como as pessoas compram também, afinal o comportamento humano está em constante transformação. Olhando pra o cenário digital, podemos observar claramente estas mudanças, principalmente após a chegada das redes sociais, Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp, Pinterest, Twitter e tantas outras. Elas tem se tornado aliadas de empresas que buscam representatividade, maiores lucros e abrangência de sua marca. Pensando nisso, preparamos 3 dicas para vender mais utilizando as redes sociais.

Entenda como funciona o processo de compra e a jornada do cliente até o fechamento, posicione sua empresa no meio digital e veja os resultados acontecerem.

3 dicas para vender mais utilizando as redes sociais

Dica 1 – Desenhe o perfil do seu potencial cliente

Esse é um dos passos mais importantes para iniciar suas vendas pelas redes sociais.

O perfil do cliente ideal existe, você vai detectar isso conforme  pesquisar as características comuns entre os compradores de seus produtos ou serviços. É como criar um personagem com nome, idade, profissão, interesses, etc, e também você considera o motivo pelo qual este indivíduo precisa da sua empresa.

Ex: Paulo, 32 anos, possui uma loja de sapatos masculinos, solteiro, gosta de praticar esportes nas horas vagas, está em busca de fornecedores de produtos exclusivos, atende classe média/alta.

Viu? Fazendo isso você “humaniza” o processo e consegue determinar o tipo de conteúdo/anúncio que você precisa para atingir seus objetivos, ajuda a manter o foco de suas ações de vendas pelas redes sociais. Por isso é tão importante conhecer seu público, suas preferências, hobbies, tendências, restrições e etc.

Isso tudo contribui para que você compreenda o seu cliente, e não saia atirando no escuro. Tal iniciativa te livra de muitos prejuízos e te leva mais rápido ao resultado esperado.

Tente sempre pensar: em quê meu produto e/ou serviço ajuda ou resolve um problema ou mais problemas do meu cliente, é nesta direção que você deve pensar quando for anunciar algo para ele. Mas calma, já vamos entender melhor sobre esse assunto também, logo nas demais dicas abaixo. Importante saber que o processo de venda pela internet vai muito além do que postar um banner bonito nas redes sociais e cada parte do processo é muito importante.

Dica 2 – Entenda qual caminho seu potencial cliente faz até decidir comprar

Existe uma jornada que o cliente faz desde o momento em que é apresentado ao seu produto/serviço até que, de fato, decida comprar. Parta sempre da premissa que, para todo o problema deve existir uma solução, então qual o problema o seu produto e/ou serviço resolve para seu cliente? Faça essa pergunta, por mais que a resposta seja algo lógico, isso fará muita diferença no direcionamento do seu processo de venda nas redes sociais, mas vamos entender um pouco mais logo adiante.

São quatro etapas que precisam ser conhecidas e acompanhadas de perto:

Descoberta

Nesta primeira fase, o cliente ainda está meio perdido, não tem ideia se precisa de seu produto/serviço ou não, portanto nesta etapa você precisa ter uma abordagem dinâmica e persuasiva para ganhar sua atenção, senão não terá uma segunda chance de fazer isso de novo. É louco dizer que talvez “ele nem sabe que precisa”, isso mesmo, às vezes o cliente não sabe que tem, ou que aquilo “é” um problema que ele precisa resolver.

Nesta fase, você mostra que conhece sobre o assunto e possui expertise sobre ele. Mas qual assunto? O problema que o cliente tem e que você pode resolver com seu produto e/ou serviço. Mas fique atento, não é o momento de “cair matando” pra vender, você irá falar só do problema.

Descobrir que a sua empresa existe ou que ela tem uma solução para você é uma característica importante dessa etapa.

Reconhecimento do problema

Nesta segunda fase, você já conseguiu tirar o possível cliente da zona de conforto. Ele se dá conta que realmente  possui um problema e por causa disso precisa buscar uma solução. Sua pesquisa nesta fase, se concentra tanto no problema quanto na solução. Este é o momento onde se apresenta uma solução para uma necessidade real do cliente. Mas vá devagar, ainda não é o momento de “cair matando” pra vender, esse é o momento de mostrar uma luz no fim do túnel, mostrar o quanto você sabe sobre aquilo que irá resolver o problema dele, que você tem ou pode fazer aquilo que irá sanar a necessidade de compra ou contratação do seu potencial cliente.

Consideração da solução

Na terceira fase, é o momento que o seu potencial cliente está avaliando soluções para o seu problema, e se você quiser fechar esse negócio, terá que oferecer seu produto com uma linguagem que gere um senso de urgência, para que ele não protele a decisão de comprar, e você não corra o risco de perder pra concorrência. Este é o momento onde ele precisa pensar que se não aproveitar pode correr o risco de ficar sem resolver o problema, ou até mesmo perder uma oferta, perder um brinde e assim por diante.

Ex: “Não perca tempo, os estoques são limitados”. “10 primeiros que comprarem ganharão um brinde exclusivo….”

Decisão de compra

Essa é a fase onde seu potencial cliente já conhece bem a sua necessidade e o que o mercado oferece como solução. Se ele chegou até aqui, na quarta fase, é porque se interessou por tudo o que você apresentou e vê com bons olhos a sua empresa como solução para seu problema. É nesta hora que você mostra todo o potencial de sua empresa, todo o diferencial, e todos os benefícios que ele terá ao fechar esse negócio. É o fechamento da venda, a jornada concluída com sucesso! 💰

Para esse “funil de vendas”  funcionar da maneira certa, não pegue nenhum atalho. A receita será sempre a mesma, seguir a risca garante vendas e fideliza clientes. Pense nisso hoje, alguma outra empresa pode estar vendendo e fidelizando clientes utilizando a estratégia da maneira correta.

Dica 3 – Identifique as oportunidades para seu negócio vender mais e gerar mais lucros

O fato que a maior parte das empresas disputa apenas o final do funil de vendas, onde o cliente já sabe o que quer, deixando para trás uma fatia enorme de pessoas sem explorar. Cortar caminho, muitas vezes gera um “tarifa” chamada “desconto”, isso mesmo, infelizmente se você não conseguir gerar valor para seu produto e/ou serviço utilizando o caminho correto da jornada de compras, passando etapa por etapa, a percepção do quanto sua empresa pode fazer por ele, o quanto ele ganha comprando ou contratando você, fica comprometido ou nem aparece, restando apenas a estratégia que muitos utilizam: brigar por preço.

Quando você não trabalha para gerar valor à sua marca, acaba entrando em uma concorrência desenfreada, batalhando por compradores desinformados e nada preparados para se tornarem seus clientes, dessa forma muitos empresários acabam tendo que baixar seus preços (como último recurso de convencimento), e assim perdem receita ao invés de gerar mais lucros.

Vender é a consequência de um processo de vendas estratégico, inteligente e sustentável. É necessário conhecer o mercado, ir em busca do cliente ideal e investir forças para que ele reconheça sua empresa como uma autoridade no segmento.

O seu produto precisa ser sempre o melhor, sua marca sempre lembrada, seu serviço sempre o mais relevante! Mas como fazer isso? Como identificar as oportunidades? A resposta na verdade estamos dando desde o início deste artigo 🙂 Pense como premissa do seu negócio “qual o problema seu produto e/ou serviço resolve para seu potencial cliente”. Após isso, tente entender como ele se diferencia da concorrência, como ele ou você podem ser melhores que os outros, ou até mesmo qual problema ele resolve, e que até então não existia uma solução no mercado para isso.

Para vender mais, tem que ter a mente aberta

A realidade virtual não irá retroceder, a tendência é uma só: evoluir.

A pergunta é: sua empresa está preparada para acompanhar essa evolução?

Você já parou para pensar quantos negócios está deixando de fechar, por não ter domínio das ferramentas necessárias para fazer suas redes sociais trabalharem em seu favor?

Não se trata de apenas vender, mas de estar posicionado entre os maiores, ter sucesso em suas ações e construir uma base sólida para seus negócios.

Essas dicas para vender mais com as redes sociais, são para te mostrar que existem formas de atrair o cliente até você, e que o meio digital é um lugar promissor e próspero.

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