O que são palavras-chave e qual o impacto no SEO de seu site

o que são palavras-chave

o que são palavras-chave

Com certeza você já ouviu esse termo, mas você sabe o que são palavras-chave? Elas englobam uma parte muito grande do SEO (Search Engine Optimization), ou seja, das estratégias de otimização para o Google.

Se você possui um site, você quer que o Google ranqueie muito bem as suas páginas nos resultados de busca. Assim você consegue muito mais visibilidade do público e acaba convertendo muito mais vendas para seu negócio.
Mas você só vai conseguir esses bons resultados se fizer um planejamento de palavras-chave.

O próprio termo palavras-chave é muito procurado no Google, tanto por especialistas em marketing digital quanto por leigos. As buscas mais frequentes sobre o termo são:

– Palavra Chave Google

– Lista de Palavras-Chaves

– Palavras Chave com Hifen

– Palavras-chave para Redaçao

– Palavras Chaves Long Tail e Head Tail

Quer entender melhor o que são palavras-chave e como elas impactam o SEO do seu site? Então é só acompanhar esse texto até o final. Vamos lá!

O que são palavras-chave?

As palavras-chave, ou keyword, nada mais são que os termos que nós usamos para encontrar alguma coisa (pode ser uma informação, produto, serviço, etc.) no Google e em outros mecanismos de busca como o Yahoo, Bing, etc.

Por exemplo: se eu estou interessada em comprar sapatos, provavelmente vou procurar no Google algo como “sapatos femininos de salto baixo”, ou algo do tipo.

A palavra chave seria “sapatos femininos”, e o seu complemento “de salto baixo” seria a long tail, ou seja, uma especificação do que eu estou procurando.

Não precisa formular uma frase inteira com essas palavras, o Google já consegue captar o que ele precisa encontrar com os elementos básicos. Os resultados da minha busca serão localizados através desses termos juntos, funciona como um filtro.

Por que usar palavras-chave?

O exemplo acima fala sobre a visão do usuário das palavras-chave, do seu público e como ele vai usá-las. Mas se você possui um negócio você deve entender o por que de usar palavras-chave. Assim você consegue utilizá-las da maneira certa.

A verdade é que se você não usar as palavra-chave ou usá-las de maneira errada é muito pouco provável que seu site ganhe visibilidade na internet. E você não quer isso, não é mesmo?

Quanto melhor é o ranqueamento, maiores são as chances das pessoas certas terem acesso ao seu conteúdo, aumentando a quantidade de leads e de possíveis conversões em vendas.

Para seu texto ser bem ranqueado, é necessário que essas keywords sejam posicionadas na página que você está trabalhando. Assim o Google entende que você está abordando aquele tema.

Afinal de contas, qual a finalidade de produzir conteúdo se as pessoas que precisam encontrá-lo não o encontrarem? Todo o seu trabalho deve ser norteado por isso, fazer com que as pessoas te encontrem.

E não basta apenas escolher algumas palavras-chave aleatoriamente, é preciso pensar nelas e escolhê-las com sabedoria. E por isso há toda uma estratégia de palavras-chave por trás da construção de um bom conteúdo.

Qual a importância das palavras-chave no SEO?

O planejamento de palavras chave costuma guiar toda a otimização de SEO. Basicamente, o Google só vai ranquear bem as suas páginas se ele considerar que o SEO está bem construído no seu site.

A partir do SEO você define suas palavras-chave e a melhor forma de trabalhá-las nos seus conteúdos.

Como definir palavras-chave de um artigo?

Não existe uma fórmula exata para definir uma palavra-chave para usar em artigos. O que existe é um apanhado de técnicas e dicas. Cabe a você tentar combiná-las até encontrar a melhor junção para cada caso.

Lembrando que também é sempre possível voltar em uma artigo quando quiser e fazer alterações, em busca de melhorá-lo.

Palavras-chave X Persona

Ao pensar nas suas palavras-chave, é sempre bom ter em mente quem sãos as suas personas, ou seja, seu público-alvo.

Mas mais especificamente ainda, as personas são seus clientes hipotéticos. Tendo eles em mente você consegue deduzir quais são suas dores e quais soluções elas estão buscando.

Assim suas palavras-chave serão muito mais assertivas.

O que são palavras-chave negativas?

As palavra-chave negativas são aquelas que você vai usar quando NÃO quer que seu conteúdo seja encontrado. Mas como assim não querer que o conteúdo seja encontrado?

Isso quer dizer que pessoas pouco interessada no que você faz terão menos chances de “cair de pára-quedas” nas suas páginas. São as palavras que você não quer que sejam associadas ao seu conteúdo e ao seu negócio.

Vamos a um exemplo bem prático de palavras-chave negativas. Vamos supor que você trabalhe com sapatos, como sugerimos no primeiro exemplo. Mas que você não trabalha com sapatos de salto.

Dessa forma, sua palavra chave negativa será essa: “sapatos de salto alto”. Quando alguém procurar por ela, não haverá chance do Google apresentar seu site como resultado.

Isso reduz o risco das pessoas abrirem seu site por acidente achando que encontrarão sapatos de salto e logo saírem por que não encontraram o que queria, aumentando a taxa de rejeição.

Essa estratégia ajuda a direcionar ainda mais o seu conteúdo para o público realmente interessado no seu produto ou serviço. Um público qualificado é muito mais propenso a comprar. Assim as chances de conversão são bem maiores.

Deve-se usar palavras-chave com ou sem acentuação?

Essa também é uma dúvida que costuma surgir com frequência. Devo usar as palavras-chave com ou sem acentuação? A grafia deve estar correta ou posso usar do jeito que as pessoas costumam digitar sem nenhuma alteração?

Pois bem, é comum que a palavra-chave que você pesquisou tenha um volume de busca muito alto, mas está com a grafia errada ou não acentuada. O que fazer nesses casos?

Você concorda comigo que uma palavra escrita errada pode causar uma certa desconfiança no leitor? De fato! O bom uso do português transmite muito mais credibilidade e profissionalismo, tanto para os usuário quanto para o Google.

A própria ferramenta já nos corrige quando digitamos errado ou esquecemos o acento em alguma palavra.

Nessa lógica o ideal é usar palavras chave com acentuação e escritas corretamente, mesmo se o volume de busca pela palavra incorreta seja muito alto.

Até mesmo porque o Google vai entender a pesquisa e direcionar o tráfego na duas formas para o seu resultado, na forma certa e na errada.

Coloque em prática essas dicas, com certeza seu site vai bombar!

Leia também: “Entenda o que é Inbound Marketing – você precisa dessas informações”. Clique AQUI.

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