LinkedIn para empresas: crie sua página e seja estratégico

linkedin para empresas

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Como você usa o LinkedIn para empresas atualmente? Ou seu negócio sequer marca presença nessa rede social?

Talvez você esteja se perguntando, neste momento, por que vale a pena criar uma página específica para ele nessa plataforma.

Por muito tempo, o LinkedIn foi conhecido como uma rede social destinada apenas a profissionais em busca de oportunidades de emprego online.

Contudo, essa imagem vem se transformando, justamente, a partir da característica que mais combina com a plataforma desde o seu lançamento, em 2003.

LinkedIn para empresas: o que é?

O LinkedIn para empresas é um perfil empresarial que tem como objetivo difundir a imagem da companhia como uma marca empregadora e torná-la conhecida, bem como atrair parcerias e ampliar o alcance junto ao seu público-alvo, gerando oportunidades de negócios.

Além disso, por meio de uma página do LinkedIn empresas, é possível ampliar o networking, aprimorar os processos de recrutamento e seleção, fortalecer o relacionamento com os stakeholders, entre outros benefícios.

Muita gente ainda se confunde na hora de decidir sobre manter uma página pessoal e empresarial.

Mas, para usar todas as funcionalidades da plataforma, que ainda incluem anúncios pagos, o ideal é criar uma Company Page, como veremos a seguir.

O que é Company Page?

Para entender o que é Company Page ou LinkedIn Page, podemos fazer um paralelo com as fanpages do Facebook.

Elas são perfis que vão além da conta individual e têm o objetivo de agregar novas parcerias, seguidores ou clientes, com a exposição de produtos, serviços ou rotinas que possam gerar interesse e valor ao público-alvo.

As Company Pages funcionam de maneira semelhante, mas com uma diferença importante.

Elas servem para agregar valor às relações de trabalho, além de auxiliar a expandir uma imagem positiva da marca.

Ou, seja, é uma página institucional, mas também pode ser usada como ferramenta comercial, mostrando os diferenciais da empresa de forma direta.

Isso faz dela uma boa sacada para apresentar seus produtos e serviços de forma dinâmica, aproximando o público-alvo da marca.

Para ter uma Company Page, é necessário ter um perfil pessoal no LinkedIn (indicando nele ser funcionário da empresa que deseja divulgar), um e-mail corporativo e um domínio próprio.

Vale dizer que essa ferramenta é muito interessante para as estratégias de marketing de conteúdo, pois ajuda a promover um maior alcance das informações.

Além disso, o formato da plataforma é responsivo, assim como acontece nas fanpages.

Significa dizer que a sua visualização se adapta bem a qualquer tipo de tela, aumentando a dinâmica e a audiência dos conteúdos programados.

Agora, veja algumas dicas rápidas para elevar os resultados da sua Company Page e da estratégia do LinkedIn para empresas, de forma geral:

Unir todos os seus colaboradores na rede
Criar anúncios que, de fato, geram valor ao público-alvo
Usar as palavras-chave corretamente
Monitorar o desempenho das publicações
Impulsionar anúncios relevantes.

O que é Showcase Page?

Como acabei de mostrar, as Company Pages têm o objetivo de divulgar os produtos e serviços de uma empresa, bem como conteúdos e oportunidades relacionadas ao seu segmento.

Dessa forma, aquele que tem interesse no que a empresa oferece passa a seguir a sua LinkedIn Page para ter um acesso mais direto às suas atualizações.

No entanto, existem organizações que atuam em mais de um segmento e, muitas vezes, a marca e o produto que agradam a um público, não agradam a outro.

Isso significa que divulgar tudo em uma única página pode ser um grande desafio à efetividade do alcance do conteúdo para o público-alvo.

Por isso, a Showcase Page foi criada.

Essa ferramenta é uma extensão da Company Page, também chamada de “página de vitrine”.

Ela permite que a empresa destaque aspectos distintos de seu negócio para segmentar melhor o que ela oferece.

Assim, se o público estiver interessado somente em uma marca e produto da empresa, tem a opção de seguir a Showcase Page específica e receber os conteúdos que deseja, sem ter de ignorar os anúncios dos demais segmentos da companhia.

Você já deve ter percebido que essa ferramenta tem vantagens bem claras, pois amplia a visualização e o alcance da empresa.

Também agrada ao público, que passa a ter acesso somente aos conteúdos que geram valor para ele.

Importância do LinkedIn para empresas

Essa rede social disponibiliza ferramentas muito úteis para promover a competitividade da companhia de forma econômica, sustentável e estratégica.

Como isso acontece?

Em primeiro lugar, o LinkedIn ajuda a localizar profissionais com perfis que se encaixam melhor nos objetivos da empresa. Ou seja, que se mostram mais alinhados a ela.

Só aí já temos uma vantagem que não dá para ignorar.

Afinal, os processos de recrutamento e seleção são otimizados, o que gera um efeito em cascata bastante positivo.

Aprimore suas estratégias

Ter o time certo no lugar exato melhora os indicadores de rotatividade, de produtividade e o clima organizacional.

Isso acontece porque a contratação de colaboradores passa a ser mais alinhada ao perfil da sua organização.

Mas a importância da ferramenta para os negócios vai além da atração de talentos.

Outro ponto interessante é que a rede possibilita que a companhia aprimore as suas estratégias ao conhecer um pouco mais sobre seus clientes e parceiros por meio dos grupos de discussão.

Ao interagir no LinkedIn e acompanhar os conteúdos, pode ter insights interessantes e favorecer a prospecção de clientes e o contato com parceiros.

Afinal, essa é uma rede social que possui pessoas focadas em ampliar networking e fazer negócios.

A verdade é que, no LinkedIn, você pode encontrar colaboradores, clientes, fornecedores, parceiros comerciais e até investidores.

Como criar perfil de empresa no LinkedIn

1.Tenha um perfil pessoal
Como já mencionado, você vai precisar de uma conta pessoal e um e-mail corporativo para fazer uma Company Page.

Então, se ainda não está no LinkedIn, crie sua conta.

2. Criação da página
Com a conta pessoal criada, vamos à página da empresa.

Primeiro, pesquise se já existe no LinkedIn alguma companhia com o mesmo nome que a sua.

Essa etapa é importante para não gerar um conflito desnecessário na rede e, até mesmo, confundir o público-alvo.

Seja autêntico e observe a demanda da sua rede de contatos.

Feita a busca, clique em “Soluções” no alto da tela e, depois, role o mouse até achar a opção “Crie uma Company Page.”

3. Completar dados da empresa
Nesta etapa, você vai preencher os campos pré-definidos pela rede, com o nome da empresa, endereço do site, além de detalhes sobre o seu setor de atuação e tamanho.

Você também terá que escolher uma URL pública do LinkedIn para a empresa.

Atenção a esse ponto.: Crie uma URL estratégica, fácil de ser localizada, sem acentos e siglas, e que não seja muito grande ou confusa.

Isso é primordial para facilitar a localização da página pelos usuários.

Na mesma página, insira a logomarca da empresa, crie um slogan e marque a caixinha onde declara ser o representante oficial da organização.

4. Fazer descrição
Essa etapa é o cartão de visitas da companhia na rede.

Logo, tente não deixar nenhum campo vazio, seja claro e objetivo ao passar as informações para que os usuários saibam o que buscar ao se conectar à página.

Exponha a missão, visão e os valores da organização. Informe também o que a empresa busca no perfil do LinkedIn.

O limite é de 2 mil caracteres e há a possibilidade de fazer a utilização de mais de um idioma para a descrição e, depois, definir o idioma principal.

Com isso, sua página terá maior alcance.

Nessa etapa, você vai preencher os campos como:

Ano de fundação da empresa
Tamanho da organização
Segmento
Site
Endereço
Status, entre outros.

5. Definir administradores
Feita a descrição, é a hora de definir os administradores. Você pode definir 10 perfis para administrar a página.

Essa escolha pode ser feita livremente, desde que os administradores sejam colaboradores da empresa e tenham conhecimento e disposição para alimentar os conteúdos do perfil.

6. Definir imagem
Ao chegar aqui, será mais ou menos esta a sua versão da Company Page:

O que falta, então, é definir uma imagem de capa.

Foque em algo que acompanhe a identidade visual da sua empresa.

A partir daí, é só começar a publicar seus conteúdos e interagir com a audiência.

7. Usar palavras-chave
Por fim, e não menos importante, use palavras-chave. Saber ser encontrado é um grande diferencial no LinkedIn empresas.

Para isso, você deve escolher termos que estejam relacionados ao seu negócio e que possuam mais chances de serem pesquisadas pelo seu público-alvo.

Mantenha a página atualizada e evite exageros
Certamente, você já se viu atraído por alguma página e se frustrou ao entrar e ver que a última publicação já tinha alguns meses.

As redes sociais são dinâmicas. Portanto, se manter atualizado é requisito básico para o sucesso no LinkedIn e em qualquer outra rede.

Mas não exagere! Até dois posts por dia são suficientes.

Essa é uma ferramenta que vem para agregar às suas estratégias de comunicação com a marca, sendo extremamente útil para fortalecer a imagem da companhia.

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