O que é Inbound Marketing e como ele pode te ajudar a vender mais

O que é Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia composta por uma série de ações online. Elas têm como objetivo atrair tráfego para um site. Este tráfego por sua vez tem o objetivo em converter em vendas para produtos ou serviços. Saber como ele funciona é importante para qualquer empreendedor. Ele vem se revelando uma das mais poderosas ferramentas de marketing online da atualidade.

Por que Inbound Marketing

Estamos passando por um momento em que o marketing direto convencional dá lugar a um nono processo de vendas. Neste processo ao invés de oferecermos diretamente produtos e/ou serviços, oferecemos uma solução para um problema, participando de um processo chamado jornada de compras. É uma espécie de namoro, um relacionamento com o cliente. Inicialmente às vezes ele não sabe ainda que precisa daquela solução.

Como já temos falado anteriormente, o mundo mudou, fato! Então é inteligente considerar que a forma como as pessoas compram também, afinal o comportamento humano está em constante transformação.

O objetivo do inbound marketing é criar pontos de relacionamento, onde através de processo automatizados podemos nutrir um grande número de potencias clientes, com informação sobre a solução que temos a oferecer a ele.

Uma das vantagens do inbound marketing é a sua segmentação. Por ser composto por uma série de ações que buscam despertar o interesse do público em seus produtos ou serviços, o público resultante destas ações é extremamente segmentado. Isso facilita muito o trabalho de inserção deste público em um funil de vendas. Desta forma pode-se facilmente desenvolver um processo de evolução automatizada visando ele chegar no topo do funil, na fase final, na decisão de compra.

Quais são as “ferramentas de trabalho” para um bom Inbound Marketing?

Vamos ver agora um pouco sobre as principais “ferramentas” de trabalho do inbound marketing. Imaginamos que se você leu até aqui, deve estar louco para saber como pode começar a implementá-lo.

No outbound marketing, ou marketing tradicional, a estratégia é uma abordagem direta  para oferecer produtos ou serviços, ou seja, a marca vai em busca do cliente. No inbound marketing a coisa funciona exatamente ao contrário. Para que ele funcione, devemos desenvolver conteúdo gratuito e fazer com que o cliente é que venha ao encontro da marca. Pense assim, devemos gerar um valor percebido em nosso potencial cliente, dar algo, uma informação relevante que ele precisa ou nem sabe que precisa sem cobrar nada.

Se pensarmos é algo natural hoje em dia, quando um vendedor nos aborda não queremos de cara comprar. Nós queremos ver com nossos próprios olhos quais são nossas opções. Geralmente já sabemos que há um interesse em vender, lucrar, ganhar por parte do vendedor. Muitas vezes ainda, as custas de vender aquilo que da mais lucro para ele e não aquilo que gera uma solução melhor para mim cliente.

O inbound marketing é uma consequência direta da evolução do comportamento humano e da própria Internet. No momento atual, seja através de ferramentas de busca ou redes sociais, as pessoas assumiram o controle das coisas. São elas que decidem o que querem receber, como vão receber, o que vão ou não comprar e quando comprar.

O resultado é que a porta está sendo fechada para as ações do marketing tradicional. Pensando nisso, é inteligente da parte de um bom empreendedor rever a forma na qual tem dirigido a venda de seus produtos ou serviços para poder acompanhar não só as mudanças de seu mercado mas a evolução do próprio comportamento das pessoas.

Principais canais utilizados

Pensando no que falamos até agora, a estratégia de inbound marketing é baseada na produção de conteúdo relevante, algo que gere um “valor percebido” por parte de seu potencial cliente, algo que mostre que seu produto ou serviço pode resolver um problema que ele tem. Para isso, utilizamos alguns canais:

  • Blogs associados ao site da marca
  • Mídias sociais como Facebook e Instagram
  • SEO – Search Engine Optimization
  • E-mail marketing
  • Landing Page

Uma característica interessante do inbound marketing é que ele trabalha de forma extremamente integrada, buscando sempre a criação de uma sinergia no marketing digital que potencializa suas ações.

Um erro comum que temos visto ultimamente é confundir o inbound marketing com marketing de conteúdo. O segundo na verdade é apenas uma das ferramentas do inbound e trabalha alinhado com diversas outras ferramentas.

A função de cada canal

Você agora já sabe o que é inbound marketing e como ele funciona. Vamos ver como estes canais trabalham e se conectam para atingir os objetivos de conversão.

Blog – O blog associado ao site da marca é o início de todo o trabalho. Nele oferecemos conteúdo de qualidade, produzido especialmente para impactar de forma positiva a persona de marketing que desenhamos na etapa de criação da nossa estratégia de marketing digital.

Mídias Sociais – Em uma ação complementar a publicação de conteúdo no blog da empresa, usamos as mídias sociais como Instagram, Facebook, Pinterest, LinkedIn e outras, para potencializar o alcance das publicações. Desta forma buscamos engajamento com o público-alvo de nossas campanhas. Também podemos utilizar as redes sociais para fases finais do nosso funil de vendas. Neste caso utilizamos técnicas avançadas de gestão de tráfego para “marcar” pessoas que já estejam prontas para comprar. Aquelas pessoas que já estão na fase de decisão e sabem que precisam da solução que tenho a oferecer.

SEO – O trabalho de otimização de sites para ferramentas de busca é essencial no inbound marketing. O conteúdo produzido deve passar por um trabalho intensivo de SEO. Isso faz com que conquiste posições de destaque nas páginas de respostas dos buscadores como o Google, para reforçar seu trabalho de marketing de busca.

Landing Pages – Esse é o momento decisivo de toda estratégia de inbound marketing. É nela que se dá a argumentação final para inserção do visitante no funil de vendas. Ela precisa ser muito bem elaborada para que se dê início ao processo de relacionamento até a conversão da campanha.

O que é inbound marketing e como ele pode te ajudar a vender mais

O objetivo do inbound marketing não é, e não pode ser pensada apenas como venda imediata. Precisa atentar-se para o que já falamos, gerar um relacionamento. O inbound funciona como estratégia para a captação de leads (potenciais clientes) para o seu negócio. Ou seja, chamar pessoas para o seu site e gerar um grupo com real interesse por aquilo que você vende ou presta serviços. O processo gera resultados incríveis, pois você irá tratar com pessoas que vieram até seu negócio, pessoas que querem uma solução para aquilo que elas buscam.

Pense agora

O fato de você ter pessoas com real interesse naquilo que você tem a oferecer não é muito melhor que “atirar para todos os lados”? Pois é, o formato tradicional é assim, você até pode encontrar pessoas com perfil ou até interessadas naquilo que você vende mas será que que no formato tradicional conseguiria gerar valor para o seu cliente? Ou será que muitas vezes não acaba sendo apenas uma briga por preço na hora de vender?

Já temos falado em outros de nossos conteúdos sobre isso. O  fato que a maior parte das empresas disputa apenas o final do funil de vendas, onde o cliente já sabe o que quer, deixando para trás uma fatia enorme de pessoas sem explorar. Cortar caminho, muitas vezes gera um “tarifa” chamada “desconto”. Isso mesmo, infelizmente se você não conseguir gerar valor para seu produto e/ou serviço utilizando o caminho correto da jornada de compras, o resultado fica prejudicado. A percepção do quanto sua empresa pode fazer por ele. O quanto ele ganha comprando ou contratando você, fica comprometido. Neste caso acaba restando apenas a estratégia que muitos utilizam: brigar por preço.

É ai que esse processo de inbound marketing ajuda você! Ele irá gerar esse valor percebido que tanto é necessário para atender o novo comportamento humano, trazendo pra seu negócio resultados incríveis.

A pergunta é: sua empresa está preparada para acompanhar essa evolução?

Você já parou para pensar quantos negócios está deixando de fechar, por não ter domínio das ferramentas e técnicas necessárias para trabalharem em seu favor?

Leia também: “As etapas do funil de vendas e como elas se relacionam com a jornada de compra de um cliente”. Clique AQUI.

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